quarta-feira, 6 de março de 2013

Qual baqueta eu devo escolher ?


Você ainda pensa que são apenas dois pauzinhos quaisquer?
Selecionar um par de baquetas para seu uso é uma das principais escolhas de um batera !
Pensando que não a diferença de som obtido por cada diâmetro, você escolhe a de maior diâmetro (quanto mais larga, mais durável). Baquetas pelo seu tamanho mudam o som e o volume do tambor ou prato que você está tocando.


Cada madeira ou ponta de baqueta projeta um som diferente as variações de timbre são perceptíveis. Além da diferença entre as pontas de Nylon e Madeira, existe uma grande diferença provocada pelo formato da ponta. Isso acontece devido ao que chamamos de “zona de contato”. Baquetas com a ponta mais arredondada (ponta bola) projetam bem o agudo “ping” dos pratos e peles.
Entretanto, se você busca um som de peles mais encorpado, as pontas mais indicadas são as em forma de “flecha”, “semente” e “barril”. O som das peles vem de forma mais vigorosa e com maior projeção sem que a pele sofra tanta fadiga como quando é tocada com baquetas de ponta arredondada. Isso é facilmente percebido pelas ondulações que se formam na pele. Se você procura um equilíbrio entre um “ping” definido e um som mais “gordo” dos tambores, as pontas “semente” e “flecha” são as mais indicadas, por serem versáteis.
Alinhamento, balanço, peso e centro de gravidade: Tocar com uma baqueta desalinhada, empenada e com peso diferente pode provocar lesões, tendinites, fadiga precoce, além da quebra da baqueta. Todos estes fatores podem ser bastante desagradáveis, mas perfeitamente evitáveis.


 Conservação ! Quando devo trocar minhas baquetas ?



Dicas importantes para conservação e hora da troca de sua baqueta:
Agora, conhecendo um pouco mais sobre os efeitos de usar um par desalinhado, desbalanceado, empenado ou com centro de gravidade diferente, outro fator que não podemos deixar de mencionar é sobre o desgaste natural decorrente do uso das baquetas. O mais recomendado é que tenha sempre mais de um par do mesmo modelo (já que alguns bateristas optam por modelos diferentes para estudo ou para tocar determinados estilos musicais – devido à necessidade do uso de rim shots ou por causa da ponta da baqueta (no caso dos que exploram muito o “ping” dos pratos de condução).
Ao perceber que o pescoço da baqueta está começando a sofrer desgaste por seu uso, procure sempre variar entre a baqueta da mão esquerda e direita. Havendo mais baquetas na mesma condição, procure sempre usar pares equivalentes. Assim, suas baquetas terão sempre peso e formato equivalente, minimizando também o seu desgaste físico. Isso também determina a hora de adquirir um novo par.

DICA: No treino para ganhar velocidade é interessante usar um par mais pesado e de maior diâmetro do que as baquetas que você usa em shows! elas vão durar mais tempo de treino e garantira mais velocidade para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário