segunda-feira, 25 de março de 2013

Quais são os pratos básicos para uma bateria, e como são chamados ?


Crash – o famoso Prato de Ataque

O prato de ataque (ou Crash) produz um som alto e cortante, utilizado geralmente para determinadas acentuações nas músicas. Normalmente é tocado durante os grooves (ou fills, ou viradas). As características de um crash são um som explosivo, que tenha ataque rápido, um sustain prolongado e com volume alto. As medidas mais utilizadas nos crashes vão de 14” a 19”. Existem crashes de até 21”. Veja exemplos de Pratos de Ataque. E assista ao vídeo com os Pratos Thin Crash da SABIAN.

 

Hi-Hat, Chimbal, Chipo, Prato de choque…

O termo “Hi-Hats” (ou chimbal, ou chipo, ou simplesmente “hats”) é usado para definir o par de pratos montados em uma estante especial (máquina de chimbal) que permite que os pratos sejam tocados um contra o outro através de um pedal. Podem ser aproximados ou separados ao se acionar ou aliviar o pedal, respectivamente. Podem ser tocados com baquetas ou vassourinhas, com os pratos fechados, durante a abertura ou abertos, ou ainda acionando o pedal para trazer os pratos juntos de forma vigorosa. Assim como o ride, tem a função de conduzir o ritmo. 

Ride – o indispensável Prato de Condução

O Ride é o mais nobre dos pratos, pois permite uma variedade muito grande de sons devido ao seu desenho. Ele é utilizado para conduzir o groove. Condução é a parte serve como uma base para se colocar as batidas acentuadas (geralmente caixa e bumbo). A condução geralmente é feita no Ride ou nos Hi-Hats (ou chimbal, ou chipo). Seus harmônicos são mais agudos e cortantes em pratos usados em rock/pop e mais graves e encorpados em pratos usados em jazz e blues. Os tamanhos de rides mais utilizados estão entre 18” e 22”, embora existam rides de até 24”. Os tipos de Prato de Condução mais conhecidos, são: Crash ride, que serve para além da condução, uma forma de ataque. e Control ride, que é o ride mais comum, com o som mais agudo e serve para manter a “levada”. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário